O Síndrome de Kawasaki é uma vasculite sistémica aguda, o que significa, existe uma inflamação das paredes dos vasos sanguíneos, que pode ser para a dilatação (aneurisma), principalmente, das artérias coronárias que são vasos que fornecem sangue ao coração. Porém nem todas as crianças e as doenças irão desenvolver aneurismas.
Esta doença aparece mais frequentemente nos meninos normalmente com idade compreendida entre os 1 e 5 anos, ou seja, tipicamente infantil. A causa da doença de Kawasaki é incerta, embora se suspeite que haja uma origem infecciosa (vírus ou bactérias).
Pode-se fazer um diagnóstico definitivo se houver, durante pelo menos cinco dias, febre sem causa aparente e se esta seja acompanhada de pelo menos 4 destas 5 características: conjuntivite bilateral, inchaço de gânglios linfáticos, irritação da pele, vermelhidão da boca e da língua e alterações nas extremidades. Para se fazer um diagnóstico definitivo tem de se concluir que estes sintomas não são indicadores de outra doença.
Os principais sintomas são:
• Febre alta;
• A criança fica muito irritada podendo ter vários tipos de irritação da pele, afectando o tronco nas extremidades e as áreas das fraldas;
• Alterações na boca como lábios muito vermelhos, rachados, língua vermelha chamada de “língua em morango”;
• A faringe vermelha;
• As mãos e os pés também podem havendo vermelhões.
A maioria das crianças com esta doença pode ser curada, no entanto, e apesar de fazerem o tratamento adequado, alguns pacientes desenvolvem complicações cardíacas, que podem ser diminuídas quanto mais rápido for detectada a doença. O tratamento para esta doença consiste em aspirina ou gama globulina intravenosa, ambas em doses altas, estes farão a inflamação diminuir.
Bem vindos!
- Área de Projecto - 8º B
- Olá a todos, nós somos o João, o Filipe, o André, a Teresa e a Sara, todos frequentamos o 8º ano de escolaridade na Escola Secundária Conde de Monsaraz e criámos este blog para a disciplina de Área de Projecto. Este espaço é destinado a informar as pessoas de algumas doenças raras e a sensibiliza-las. Espero que gostem. :)
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
MEU FILHINHO TEVE ESSA DOENÇA.FOI MTO SOFRIMENTO.MAS HJ GRAÇAS A DEUS E C/ TRATAMENTO ADEQUADO, ELE ESTÁ ÓTIMO.O ACOMPANHAMENTO C/ CARDIOLOGISTA É, E SERÁ SAGRADO.
ResponderEliminarROSANIL (CUIABÁ-MT)